domingo, 7 de fevereiro de 2010

Matutagem poética

Esta semana aconteceu de repercutir novamente em meus ouvidos alguns sons que há tempos não repercutiam. Parei para ouvir uma das partes menos prestigiadas da música atual brasileira (mas não só) e voltei a me indagar sobre o por quê deste estranho fenômeno: falo do RAP, caro leitor.

Sim, RAP, você não leu errado.Um dos gêneros musicais mais combatidos, a ponto de por muitos ser considerado nem ao menos merecedor de ser taxado como tal, mas, peraí!, por quê?

Os principais inimigos de tal gênero são a corja dos pseudo-intelectuais. Os principais por serem parte considerável dos formadores de opinião, aqueles que embasam e consolidam o cânone que, com ares de uma auctoritas medieval conferida por um bando de zés (as diletas vítimas de nosso amigo Corvo, em resumo), dão-se ao direito de carimbar "arte" e "não arte" em tudo o que encontram com critérios de seleção tão rígidos e coerentes como os que utilizávamos para formar "timinho" praa tirar uma "pelada" na rua éramos crianças.

Tais "doutos" taxam o RAP de sub-arte e, ao mesmo tempo, conferem estatuto mais nobre e elevado para bandas de qualidade, no mínimo, questionável (com, por exemplo, indies pseudo-intectuais e pseudo-bons ou emos nem intectuais e nem bons). Atacam esta forma popular de arte com argumentos conservadores, debatendo-se em uma fraca argumentação, supostamente comparando coma arte canônica, tentando demonstrar por que não é arte, mas não se tocam de que, a rigor, o RAP é atualmente uma das formas de expressão poética que mais se aproxima das poéticas clássicas!

Sim, é verdade! e é disto que vou tentar falar um pouco.

Começando aqui também de forma clássica, ou seja, primeiro pelas coisas primeiras, assim como nas poética clássica, os álbuns de RAP costumam ter um apresentação do que será narrado e uma dedicatória, além de, não raro, aparecer uma invocação de algo, em geral não são musas, mas, por vezes, o próprio RAP. Essa diferença não é relevante, o que importa na verdade é que, assim como na poesia clássica, os versos são conferidos ao poeta que o canta, como que se o autor não assumisse a autoria do mesmo, uma forma de demonstração de deferência do poeta e uma forma de pôr-se em posição humilde diante da audiência, coisa que Aristóteles já aconselhava.

Até aí, beleza! É fácil, os argumentos dos inimigos não costumam incidir sobre isso, mas é o que vem depois que eles costumam atacar veementemente.

As letras, para eles, são sempre fracas... mas... poxa!... Se você toma como exemplo 50-cent e Xis, é claro que as letras parecem uma droga, mas não se deve tomar a parte pelo todo e, se você pretende atacar o todo, primeiro que, para uma discussão no mínimo decente, você precisa dar uma chance ao seu adversário não tomá-lo de forma caricatural, nivelando por baixo. Tome o todo pelo melhor e não pelo pior exemplo.

Não dá para falar que a literatura portuguesa é uma bosta, porque Castilho é tosco. Você precisa considerar Camões, Pessoa, Eça etc. para que a sua argumentação seja considerada no mínimo justa e criteriosa, senão você cai simplesmente num preconceito besta.

Nunca vi ninguém com culhões de meter o pau nas letras de Wu Tang Clan, Whodini, Antipop-Consortium, Rappin' Hood, Parteum, Kamau e outros dos grandes nomes do estilo.

Segundo que o grande argumento das músicas serem consideradas ruins é que são quase todas narrativas, não havendo muito espaço para o lirismo, e pouco simbólicas, com uma linguagem mais objetiva, que, para eles, é feia, já que "errada".

Oras! Aqui está o maior contrassenso! Já Aristóteles (sim, ele de novo) definia a poesia como a imitação de ações humanas! Não é porque o épos na poesia saiu um pouco de moda que isso passou a ser um tipo de câncer poético! O que muitas destas letras tentam é justamente criar a expressão de uma épica urbana, representando em letra o que se passa em partes menos vistas de nossa sociedade. E, quanto à objetividade, se é verdade que a história do pensamento e da estética ocidental pode ser resumida como a altenância entre o exagero e o comedimento, depois de um século de modernismos, em que se levou a inovação e as rupturas de padrões ao limite do concebível, nada mais normal do que ser sucedido por uma estética do comedimento, em que a objetividade reja o objeto artístico.

Quanto à linguagem "errada" eu nem preciso dizer nada, já que praticamente a um século a linguística moderna derrubou esse argumento absurdo (sendo que, aliás, esses mesmos psudo-intectuais consideram como uma parte da genialidade da Bandeira, Guimarães e oswald de Andrade justamente esse "erro"). Tudo o que tenho a dizer sobre a linguagem utilizada é que mesmo de um ponto de vista conservador ela não é lá tão errada assim! Além de seguir nesse ponto muito bem os rappers a lição do velho grego de equilibar a linguagem, utilizando tanto palavras rebuscadas como palavras da linguagem popular, todas ali, lado a lado, junto com uns estrangeirismos e outras coisas, como me abriu os olhos um certo professor, muito do que nós consideramos errado da liguagem popular é, na verdade, sobrevivência de diversos arcaísmos de linguagem (sendo que muitos destes pertenciam à liguagem culta), mas que caíram em desuso, e que, como me abriu os olhos então não um professor, mas uma amiga que então fazia uma pesquisa de linguística histórica, muitas das gírias utilizadas no RAP não são nada recentes, muitas delas datam do século XIX, mas nunca lograram entrar nos dicionários dos "doutos", por ser linguagem do "povão".

...

Outro argumento muito utilizado para atacar o RAP é um argumento para o qual os pseudo-intelectuais apelam por o considerarem infalível, como se não dessem um tiro de misericórdia na defesa do RAP: "eles ficam lá 'estragando' música dos outros".

Mas aí encontramos outro conceito importante em poesia clássica: emulação.

Tentar imitar na tentativa de superar.

Deferência à tradição, que demonstra erudição no cânone (não o dos "doutos", mas o específico, nest caso, o da black music).

Não se trata de plágio, pois os rappers utilizam samples aquém do que é especificado na lei como tal e não escondem de onde o sample foi retirado. Só citam com referências, coisas que estes mesmos pseudo-intelectuais não fazem, ao regurgitar argumentos repetidos como se tivessem lhe vindo a mente naquele mesmo momento.

Esta emulação que eles fazem são de fato uma forma de demonstração de deferência à tradição, pois graças a alguns samples, como podemos ver na utilização de algumas músicas de Baby Huey em RAP's americanos ou de músicas de singles da fase Racional do Tim Maia em RAP's nacionais!

Estas músicas eram de difícil acesso na época em que foram utilizadas (antes da era dos downloads, meus caros leitores), o que emonstra um vasto conhecimento musical por parte daqueles que os ulilizaram, além de terem culminado em um fenômeno impressionante na história da música, que foi o resgate da obra das músicas originais, não só desses artistas, mas de muitos outros também!

...

Mas... quer saber... essa discussão me cansa... então paro por aqui... por que ninguém que ler este post vai mudar de idéia, mesmo... acho que, no fundo, é o Secreto que tá certo. Ele tomou a saída mais sábia... como ele diz:
"aqueles que acham que RAP não é música eu deixo sem resposta"

2 comentários:

Corvo Crítico disse...

Muito bem matutado, pantro!

Muita coisa mostra que rap e a poética clássica nem estão tão longe assim. Eu ainda lembraria que, um dia no mundo, fazer heptassílabos era uma coisa do povo - assim como o rap ...

Continue matutando!

Pantera disse...

outra questão métrica, corvo: tem quem critique os versos longos, mas desde os gregos eles semrpe foram tidos como os mais adequados ao "épos"