quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Governando corpos e almas prestes ao suicídio

- O mosquito me beijou/ depois morreu. Ponto.

- Suicidar-se (u-i) (pelo francês: suicider): v. pron.
1. Tirar a sua própria vida. = matar-se
2. Fig. Ser causa da própria ruína. = arruinar-se
Ponto.

- 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva. Ponto.

- Define-se suicídio como a atitude individual, de livre arbítrio, de extinguir a própria vida por ato deliberado, podendo ser causada entre outros factores por um elevado grau de desespero e sofrimento, geralmente de nível emocional, sentimental, mas também poderá ser causado por motivos económicos entre outros. Ponto.

- Insensatos! Por que estes suicidas não trabalhavam? A existência não lhes teria sido tão pesada. Ponto.

- Tenho medo da vida e medo de morrer. Ponto.

- Para viver, basta ter medo da morte,/ Não é preciso desejar a vida./ Mas, para morrer,/ Não basta apenas ter medo da vida/ É preciso desejar a morte. Ponto.

- Tudo que ele deixou foi uma carta de amor pra uma apresentadora de programa infantil. Nela ele dizia que já não era criança, e que a esperança também dança como monstros de um filme japonês. Tudo que ele tinha era uma foto desbotada, recortada de revista especializada em vida de artista. Tudo que ele queria era encontrá-la um dia (todo suicida acredita na vida depois da morte). Tudo que ele tinha cabia no bolso da jaqueta. A vida quando acaba, cabe em qualquer gaveta. Ponto.

- Tentativas em homens são quase sempre mais graves, mais brutais e mais bem sucedidas do que em mulheres. Ponto.

- Edu estou deixando esta carta para mostrar a você o que sinto e o que estou sentindo. Edu são 2:15 hs da madrugada não consegui dormir um minuto se quer esta tudo doendo dentro de mim só em pensar que ti perdi de verdade. Du porque você fingiu, porque você mentiu para mim este tempo todo. Du não estou agüentando mais, está sendo duro resistir esta dor tão grande que estou sentindo dentro de mim e por viver assim preferi morrer. Edu quando lembrar-se de mim lembre-se que ti amei e amei de verdade. Ponto.

- Morre a tempo. Ponto.

- A palavra suicídio (etimologicamente sui = si mesmo; -caedes = ação de matar) foi utilizada pela primeira vez por Desfontaines, em 1737 e significa morte intencional auto-inflingida, isto é, quando a pessoa, por desejo de escapar de uma situação de sofrimento intenso, decide tirar sua própria vida. Ponto.

- Pessoas mais velhas se suicidam mais que as mais jovens. Ponto.

- O médico, psiquiatra ou não, defronta-se freqüentemente com um dilema: como dialogar com pacientes suicidas? Ao contrário do constante no senso comum, pessoas que tentam se matar comunicam esta intenção e, geralmente, fazem a um médico. Ponto.

- Prefiro cianureto a alzheimer. Ponto.

- Para Durkheim o termo suicídio é aplicado a todos os casos de morte resultantes direta ou indiretamente de um ato positivo ou negativo da própria vítima que ela sabe que produzirá tal resultado. Ponto.

- De 60% a 75% dos pacientes que cometeram suicídio procuraram um médico um a seis meses antes de se auto-aniquilarem. Ponto.

- O desgosto da vida, que, sem motivos plausíveis, se apodera de certos indivíduos, é fruto da ociosidade, da falta de fé e, também, da saciedade. Ponto.

- Eu ando meio pirado/ pensando em suicido/ eu ando meio tarado/ e virado. Ponto.

- Para aquele que usa de suas faculdades com fim útil e de acordo com as suas aptidões naturais, o trabalho nada tem de árido e a vida se escoa mais rapidamente. Ele lhe suporta as vicissitudes com tanto mais paciência e resignação, quanto obra com o fito da felicidade mais sólida e mais durável que o espera. Ponto.

- O provérbio "cão que ladra não morde" não existe em suicídio. Pelo contrário, 90% de quem tenta, avisou antes. Ponto.

- Qualquer distúrbio neuropsiquiátrico mais álcool aumenta o risco de suicídio. Ponto.

- Sogra é como cerveja: só é boa gelada e em cima da mesa. Ponto.

- Qualquer distúrbio (Depressão, Ansiedade, Psicose, etc.) mais os seguintes fatores aumentam o risco: isolamento social, falta de amigos, não ser casado, não morar com uma outra pessoa, não ter filhos, não ser religioso. Ponto.

- Eu precisava tanto falar contigo, pena, você não deixou. Vou morrer te amando. Eu te amo loucamente. Tudo o que fiz de errado, foi uma necessidade de estar com você outra vez.
Você não quiz me ouvir. Agora será impossível me ouvir outra vez. Eu te amo. Se tomei esta iniciativa foi simplesmente pelo fato de saber que nunca mais o teria de volta.
Por mim, peça desculpas à minha mãe. Diga a ela que eu a amo muito também porém não encontrei mais nenhuma existência para mim. Eu te amo, tudo o que fiz foi porque o amava demais. Tentei explicar isto à minha mãe: não se preocupe, será impossível te ligar outra vez! Ponto de exclamação.

- Não compreendo que uma pessoa muito deprimida tenha força para se suicidar. Eu
poderia me suicidar apenas em um estado de graça, em num estado de prazer extremo,
mas, sobretudo, não em um estado de depressão. Ponto.

- Tenho um filho que entrou em processo depressivo, na mesma época em que passou a ficar noites inteiras jogando no computador via Internet e também nas Lan Houses, e dormia a maior parte do dia. Foi perdendo a vontade de tudo, menos de comer e dos jogos, e tentou o suicídio com medicamentos. Este comportamento de passar noites em claro é conseqüência ou pode ser a causa da depressão? Ponto de interrogação.

- Para os suicidas de plantão que não vêm saída, recomendo um livro que salvou minha vida: "MEMÓRIAS DE UM SUICIDA - YVONE PEREIRA". NÃO HÁ REMÉDIO MELHOR. Ponto.

- Ao Espiritismo estava reservado demonstrar, pelo exemplo dos que sucumbiram, que o suicídio não é uma falta, somente por constituir infração de uma lei moral, consideração de pouco peso para certos indivíduos, mas também um ato estúpido, pois que nada ganha quem o pratica, antes o contrário é o que se dá, como no-lo ensinam, não a teoria, porém os fatos que ele nos põe sob as vistas. Ponto.

- Pessoas pensam em suicídio. Portas não pensam em suicídio. Pessoas pensam em suicídio porque acham que tudo é uma bosta. Portas não pensam em suicídio. Pessoas pensam em suicídio porque acham que isso resolveria tudo. Portas não pensam em suicídio. Pessoas pensam em suicídio, mas daí lembram que, se se suicidarem, ninguém irá trancar as portas. Ponto.

- Déjate ayudar amigo/ No queremos un suicido mas. Ponto.

- Aqueles que, não podendo conformar-se com a perda de pessoas que lhes eram caras, se matam na esperança de ir juntar-se-lhes, muito diverso do que esperam é o resultado que colhem. Em vez de se reunirem ao que era objeto de suas afeições, dele se afastam por longo tempo, pois não é possível que Deus recompense um ato de covardia e o insulto que Lhe fazem com o duvidarem da Sua providência. Pagarão esse instante de loucura com aflições maiores do que as que pensaram abreviar e não terão, para compensá-las, a satisfação que esperavam. Ponto.

- Uma palavra de madeira em cada mão/ caixão/ dessa maneira. Ponto.

- 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva. Ponto.

- A vida que eu tenho não me resta o que fazer/ Só aceitar submissões ou viver para sofrer/ A vida que eu quero eu não posso levar/ Só me resta duas saídas sofrer ou suicidar. Ponto.

- Gostaria de saber se é possível que exista alguma relação ou porcentagem entre Síndrome Pré-Menstrual e suicídio. Ponto.

- Muitos jovens já perderam a vida numa distração de segundos do Acompanhante. A grande maioria desses jovens poderia estar viva, pois o tratamento desses quadros agudos traz resultados logo nos primeiros dias. Ponto.

- Quanto mais planejado, mais perigoso no sentido de haver novas tentativas, caso essa não dê certo. Ponto.

- As flores de plástico não morrem. Ponto.

- Por que a Suíça possui altos níveis de suicídio? Devido ao grande nível de desenvolvimento humano, lá, todos possuem tudo o que querem. Psicologicamente, a pessoa fica sem sonhos, e sem motivação de querer mais, e acaba se matando. Ponto.

- Quem fez uma tentativa tem 30% a mais de chances de repetir do quem nunca tentou. Ponto.

- Depois do lixo/ Radioativo/ A lucidez/ Nunca mais/ Depois do lixo/ Radioativo/ Labirinto radioativo/ Suicídio radioativo. Ponto.

- A dificuldade de praticar o suicídio está nisto: é um ato de ambição que só pode ser realizado depois de superada toda a espécie de ambição. Ponto.

- Existem muitas maneiras de cometer suicídio. Os que tentam matar o corpo ofendem a Lei de Deus. Os que tentam matar a alma também ofendem a Lei de Deus, embora esta falta seja menos visível aos olhos do homem. Ponto.

- E o pulso ainda pulsa. Ponto.

- Só vivo porque posso morrer quando quiser: sem a idéia do suicídio já teria me matado a muito tempo. Ponto.

- Hoje é terça-feira/ Todos meus amigos voam/ Voam/ Hoje é terça-feira/ Todos meus amigos/ Querem morrer. Ponto.

- O medicamento, pentobarbital, literalmente tira a respiração da vítima. Pode matar ao adormecê-la, e é estreitamente regulamentado na maioria dos países. Mas para pessoas doentes e envelhecidas que desejam uma maneira rápida e indolor de pôr fim à vida, em nenhum lugar é mais fácil do que México obter o pentobarbital, barbitúrico vendido nos Estados Unidos sob a marca Nembutal. Ponto.

- Se a tentativa de suicídio ocorreu não deve, tal como já foi dito no início deste artigo, encará-la de ânimo leve, mesmo quando lhe pareça superficial. Procure um especialista para apoiar não só o adolescente, mas também para ajudar a reestruturar todo o sistema familiar. Sem a mudança de todo o sistema será muito difícil o adolescente reencontrar o equilíbrio perdido ou encontrar o que nunca conheceu! Ponto de exclamação.

- Somos kamikazes/ Incapazes de ir à luta. Ponto.

- À beira do abismo./ Não sei se te empurro/ Ou me jogo do precipício. Ponto.

- O manual prático para um suicídio bem sucedido é deixar de ouvir o seu coração, um dia eu deixei de ouvir o meu coração e comecei a ouvir o meu desejo, e olha como estou hoje, sentado 2:36 da manhã na frente do computador pensando em coisas que eu poderia ter evitado se tivesse ouvido meu coração. Mais tudo bem, pelo menos assim eu aprendo. Ponto.

- Matei porque não agüentava mais. Estou cansada e não vou deixar ele para ninguém não será meu más também não será de Claudete. Carlos o documento está assinado na frasquera é só você passa o carro para o seu nome. Té. Adeus.

Maria, amo vocés, mas estou morrendo aos pouco desde o dia que encontrei aquela mulher com ele no carro. Ponto.

- A taxa de suicídios de jovens na Suíça está entre as mais altas do mundo: 30 casos para cada 100 mil habitantes. Estima-se que quase 10% dos suíços cometem uma tentativa de suicídio quando adolescente ou jovem adulto. Ponto.

- Muito pouca gente consulta um médico ou um psicólogo por causa disso porque ainda existe um grande tabu", afirma o Dr. Patrick Haemmerle, médico-chefe dos Serviços de Psiquiatria da infância e de jovens adultos no Cantão de Fribourg. Trata-se de um absurdo porque, em teoria, o suicídio é uma causa de morte evitável", acrescenta. Ponto.

- Em Japonês o nome "kamikaze" é apenas usado para designar este tufão, e neste caso, pode ser traduzido como: "Vento de Deus em prol do Japão". Na língua inglesa, contudo, refere-se habitualmente a um ataque suicida usado pelos pilotos japoneses que combateram na Segunda Guerra Mundial. Ponto.

- A cultura do suicídio é forte no Japão, onde se matar é considerado ato de honra. Trata-se, claro, de uma destas bobagens culturais que se impregnam nas novas gerações como se fossem – e são – legados malditos. Ponto.

- Viver assim é um absurdo (como outro qualquer)/ como tentar o suicídio (ou amar uma mulher). Ponto.

- Talvez a eternidade na catarse./ Talvez o fatalismo que me aguarde./ Ninguém derrota a morte sem matar-se. Ponto.

- Como se percebe, Garma considera a relação de dois amplos fatores: o ambiente desfavorável e a constituição do indivíduo, enfatizando a depressão resultante do luto e melancolia, o papel do objeto perdido, a deformação masoquista da personalidade e a internalização das agressões do ambiente. Da síntese dos dois fatores poderia emergir uma personalidade autodestrutiva. Ponto.

- O melancólico, em sua compulsão para o suicídio, é aquele que demonstra o triunfo do sadismo do supereu. Ponto.

- Mas aquele que não morre/ Todo minuto se mata/ Oferecendo o pescoço/ Para os caninos das fadas. Ponto.

- Um kamikaze-anti-auto-destrutivo que se destrói algumas vezes. Ponto.

- A saúde mental não tem que ver com medida política, mas como a taxa de desemprego vai ser analisada e como uma espécie de rede de segurança vai ser colocada à disposição dos que dela necessitam. É impossível impedir-se suicídios que são induzidos por razões econômicas com a diminuição do orçamento da previdência social. Os empregos com salários decentes para homens e mulheres, assim como um generoso programa de assistência pública podem parecer uma rota indireta, mas este é, na realidade, o caminho mais secular de impedir-se o suicídio. Ponto.

- A natureza humana (...) tem seus limites: pode suportar a alegria, o sofrimento, a dor até certo ponto, arruina-se, porém, mal ele seja ultrapassado. Assim, a questão não é ser-se fraco ou forte, mas conseguir suportar a medida do seu sofrimento, seja moral ou físico. E acho tão estranho chamar covarde a quem põe fim à própria vida como a quem morre de febre maligna. Ponto.

- Goodbye cruel world,/ I'm leaving you today./ Goodbye,/ Goodbye,/ Goodbye.// Goodbye, all you people,/ There's nothing you can say/ To make me change my mind./ Goodbye. Ponto final.

5 comentários:

biel madeira disse...

começar por um suicídio talvez seja o verdadeiro começo!

Pantera disse...

vida e morte são só dois pontos não muito distantes do mesmo círculo...

Pantera disse...

acho que, se existe uma relação entre suicídios e tpm, é entre suicídios masculinos... ou então entre homicídios cometidos por mulheres e tpm...

Letras disse...

Quem tem boca...

Pantera disse...

... fala besteira...