segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Enquanto isso, lá no Planalto ...

Quando eu, Corvo Crítico, me apresentei como mais uma espécie do vasto mundo animal, disse que minhas presas favoritas moram no habitat do jornalismo e da publicidade. Porém, em alguns casos, fica difícil decidir a qual das duas espécies a vítima pertence. Esse parece ser o caso do Blog do Planalto.



Segundo as palavras da própria equipe do blog, o objetivo é buscar uma "melhor sintonia com o público que está cada vez mais plugado nas novas mídias digitais". Segundo as palavras deste corvo crítico que vos crocita, Lula e sua equipe de comunicação perceberam que o público não fica mais esperando as notícias caírem do céu teletransportadas por um aparelho místico chamado televisão. Como consta na própria descrição do blog, a população conta cada vez mais com os recursos das chamadas mídias digitais e, portanto, tem meios para discutir, para pesquisar e para debater aquilo que antes só chegava ao cidadão pela boca um punhadinho bem restrito de veículos. Em face desse novo cenário, o governo decidiu não ficar atrás e lançar sua "voz oficial" na internet que, no entanto, não tem nenhuma "oficialidade" jurídica, com o perdão do neologismo.

O lançamento do blog, já no ano passado, criou polêmica e - fato positivo! - reacendeu a discussão sobre transparência, acesso à informação entre outros temas. Por um lado, foi elogiada a iniciativa de usar novos meios para intermediar a comunicação entre governo e o público. Por outro lado, não faltaram críticas à credibilidade duvidosa do blog e, principalmente à ausência de um sistema de comentários. Como reação, os internautas lançaram o clone do Blog do Planalto, idêntico ao original, mas com um sistema de comentários.

É interessante perceber como a própria equipe do blog anteviu certos problemas que nascem daí: basta observar as perguntas selecionadas para compor a seção "Perguntas e respostas". Questões como "O presidente vai escrever no blog do planalto?", "O Blog do Planalto será um veículo de informações oficiais do governo?", "Como se dará a interação entre o público e o Blog do Planalto?" e "O Blog do Planalto será uma ferramenta de confronto com a imprensa?" manifestam claramente as problemáticas deste tipo de comunicação. Qualquer corvo minimamente crítico sabe que não se pode confiar completamente nas informações e novidades do governo publicadas ... pelo próprio governo.

Podemos até aceitar a declaração algo inocente de que o objetivo do blog é "Produzir e disponibilizar informações do cotidiano da Presidência" para o público. Isso talvez seja a única coisa plenamente confiável do blog. Exceto isso, o cidadão tem sempre o dever de se perguntar quais informações foram privilegiadas pela redação, quais delas foram preteridas, como foram tratadas essas informações e qual critério julga o que deve ser calado e o que deve ser falado. O que ocupa o lugar central da chamada transparência não é disponibilizar informações, mas sim quais informações são disponibilizadas.

Só para dar um exemplo, escolhi o texto intitulado "O improviso no teto da kombi para ver o presidente em São Leopoldo (RS)". Para resumir em grossas linhas, trata-se de dois caras que sobem em um teto de Kombi sob um forte calor para ver o discurso do presidente Lula na ocasião do lançamento de casas em São Leopoldo (RS). Considerando só a parte estrutural do post, tudo é muito simples: um vídeo do, YouTube, aparentemente produzido pela própria equipe do blog, e uma mancha de texto mediana, com pouco mais de quatro parágrafos. Por enquanto, não se encontra nada de extraordinário, até começar a verificar o conteúdo do vídeo e do texto.

O vídeo é suspeitamente editado com aqueles cortes que selecionam somente aquilo que convém ao teor da matéria. E, neste caso, não pude identificar nada de tão essencial e informativo na matéria que não pudesse ser publicado por qualquer outro canal de comunicação. Para filmar dois caras em cima de uma Kombi, não é preciso colaborar com o Blog do Planalto. O diálogo entre os dois protagonistas e o repórter se resume em falar das soluções improvisadas para aliviar o calor forte, supostamente, para "ver o presidente Lula tão de perto". A edição capiciosa e sugestiva parece ressaltar o esforço e a admiração dos dois populares, além de servir como exemplo anedótico do talento nato e místico do brasileiro de resolver problemas com o improviso e com um "jeitinho". Não sei se sou um corvo muito iludido, mas isso não me parece algo lá muito informativo sobre as ações do governo.

O texto que acompanha o vídeo também não melhora muito o nível. O redator consegui passar as exatas 19 linhas do texto falando exclusivamente sobre as condições climáticas da região Sul do país. Só a título de curiosidade, das 14 frases que compõem o texto, apenas uma não apresentava como tópico principal o clima. Curiosamente, a única frase que não se referia às chuvas e o forte calor destacava o lançamento de casas populares do programa social "Minha Casa, Minha Vida", sem sequer dar detalhes estatísticos, conforme uma certa práxis editorial. Mais um vez, não consegui encontrar a informatividade e a relevância que esperava de um "Blog do Planalto". Levanto novamente a questão: jornalismo ou propaganda?

É interessante que, com o desenvolvimento da tecnologia e com a mudança dos hábitos do "animal político" de Platão, a república se sinta obrigada a buscar novos caminhos para a comunicação com o cidadão. Os recursos técnicos evoluem, mas o uso deles ainda parece deixar muito a desejar em certos aspectos - curiosamente, aqueles ainda dependentes da intervenção humana. O Blog do Planalto está aí, a serviço de uma república supostamente cada vez mais "aberta, democrática e transparente", mas nós estamos de olho.

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