Quando eu, Corvo Crítico, me apresentei como mais uma espécie do vasto mundo animal, disse que minhas presas favoritas moram no habitat do jornalismo e da publicidade. Porém, em alguns casos, fica difícil decidir a qual das duas espécies a vítima pertence. Esse parece ser o caso do Blog do Planalto.
Segundo as palavras da própria equipe do blog, o objetivo é buscar uma "melhor sintonia com o público que está cada vez mais plugado nas novas mídias digitais". Segundo as palavras deste corvo crítico que vos crocita, Lula e sua equipe de comunicação perceberam que o público não fica mais esperando as notícias caírem do céu teletransportadas por um aparelho místico chamado televisão. Como consta na própria descrição do blog, a população conta cada vez mais com os recursos das chamadas mídias digitais e, portanto, tem meios para discutir, para pesquisar e para debater aquilo que antes só chegava ao cidadão pela boca um punhadinho bem restrito de veículos. Em face desse novo cenário, o governo decidiu não ficar atrás e lançar sua "voz oficial" na internet que, no entanto, não tem nenhuma "oficialidade" jurídica, com o perdão do neologismo.
O lançamento do blog, já no ano passado, criou polêmica e - fato positivo! - reacendeu a discussão sobre transparência, acesso à informação entre outros temas. Por um lado, foi elogiada a iniciativa de usar novos meios para intermediar a comunicação entre governo e o público. Por outro lado, não faltaram críticas à credibilidade duvidosa do blog e, principalmente à ausência de um sistema de comentários. Como reação, os internautas lançaram o clone do Blog do Planalto, idêntico ao original, mas com um sistema de comentários.
É interessante perceber como a própria equipe do blog anteviu certos problemas que nascem daí: basta observar as perguntas selecionadas para compor a seção "Perguntas e respostas". Questões como "O presidente vai escrever no blog do planalto?", "O Blog do Planalto será um veículo de informações oficiais do governo?", "Como se dará a interação entre o público e o Blog do Planalto?" e "O Blog do Planalto será uma ferramenta de confronto com a imprensa?" manifestam claramente as problemáticas deste tipo de comunicação. Qualquer corvo minimamente crítico sabe que não se pode confiar completamente nas informações e novidades do governo publicadas ... pelo próprio governo.
Podemos até aceitar a declaração algo inocente de que o objetivo do blog é "Produzir e disponibilizar informações do cotidiano da Presidência" para o público. Isso talvez seja a única coisa plenamente confiável do blog. Exceto isso, o cidadão tem sempre o dever de se perguntar quais informações foram privilegiadas pela redação, quais delas foram preteridas, como foram tratadas essas informações e qual critério julga o que deve ser calado e o que deve ser falado. O que ocupa o lugar central da chamada transparência não é disponibilizar informações, mas sim quais informações são disponibilizadas.
Só para dar um exemplo, escolhi o texto intitulado "O improviso no teto da kombi para ver o presidente em São Leopoldo (RS)". Para resumir em grossas linhas, trata-se de dois caras que sobem em um teto de Kombi sob um forte calor para ver o discurso do presidente Lula na ocasião do lançamento de casas em São Leopoldo (RS). Considerando só a parte estrutural do post, tudo é muito simples: um vídeo do, YouTube, aparentemente produzido pela própria equipe do blog, e uma mancha de texto mediana, com pouco mais de quatro parágrafos. Por enquanto, não se encontra nada de extraordinário, até começar a verificar o conteúdo do vídeo e do texto.
O vídeo é suspeitamente editado com aqueles cortes que selecionam somente aquilo que convém ao teor da matéria. E, neste caso, não pude identificar nada de tão essencial e informativo na matéria que não pudesse ser publicado por qualquer outro canal de comunicação. Para filmar dois caras em cima de uma Kombi, não é preciso colaborar com o Blog do Planalto. O diálogo entre os dois protagonistas e o repórter se resume em falar das soluções improvisadas para aliviar o calor forte, supostamente, para "ver o presidente Lula tão de perto". A edição capiciosa e sugestiva parece ressaltar o esforço e a admiração dos dois populares, além de servir como exemplo anedótico do talento nato e místico do brasileiro de resolver problemas com o improviso e com um "jeitinho". Não sei se sou um corvo muito iludido, mas isso não me parece algo lá muito informativo sobre as ações do governo.
O texto que acompanha o vídeo também não melhora muito o nível. O redator consegui passar as exatas 19 linhas do texto falando exclusivamente sobre as condições climáticas da região Sul do país. Só a título de curiosidade, das 14 frases que compõem o texto, apenas uma não apresentava como tópico principal o clima. Curiosamente, a única frase que não se referia às chuvas e o forte calor destacava o lançamento de casas populares do programa social "Minha Casa, Minha Vida", sem sequer dar detalhes estatísticos, conforme uma certa práxis editorial. Mais um vez, não consegui encontrar a informatividade e a relevância que esperava de um "Blog do Planalto". Levanto novamente a questão: jornalismo ou propaganda?
É interessante que, com o desenvolvimento da tecnologia e com a mudança dos hábitos do "animal político" de Platão, a república se sinta obrigada a buscar novos caminhos para a comunicação com o cidadão. Os recursos técnicos evoluem, mas o uso deles ainda parece deixar muito a desejar em certos aspectos - curiosamente, aqueles ainda dependentes da intervenção humana. O Blog do Planalto está aí, a serviço de uma república supostamente cada vez mais "aberta, democrática e transparente", mas nós estamos de olho.
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